sábado, 8 de junho de 2013

"GENTE BEM DIFERENTE"

Ana Maria Machado
Ilustrações Fabiana Egrejas
Quinteto Editorial

Esse livro são para crianças maiores - 07 ou 08 anos.
O livro tem textos longos, com ilustrações divertidas e coloridas.

O livro conta a história de uma família. Uma avô, uma avó, uma pai, uma mãe e dois netos: Rodrigo e Andréia. Gente como toda gente.

E toda a história gira em torno de descobertas feitas pelos netos, que durante conversas vão chegando a várias conclusões e descobrindo quem são seus avós e pais.

E lá vão eles percebendo que a avó não é como todas as avós: que ela não usa óculos, não tem cabelo branco, não tem coque no alto da cabeça e nem fica sentada em uma cadeira de balanço fazendo tricô e cochilando. A avós deles não para: está sempre agitando, e cuida de tudo em sua floricultura.

A vovó tinha um pé pequeno, adora maçãs, vive tirando as etiquetas das roupas, pois tudo espeta.
E no fim eles acham que a avó deles é uma princesa!

E assim eles começam a observar e investigar toda a família: o avô trabalhava em uma banco, atrás de uma mesa assinando papéis e falando ao telefone. E mesmo ele sendo subgerente do banco, o neto acha que isso é um disfarce, que já que ele sempre empresta dinheiro para todo mundo, que ele compra presente sempre para eles, mesmo ganhando pouco e isso é graças a um tesouro escondido que ele tem.

O avô também gosta de praia, pescaria e mapas antigos, ele não gosta de fazer a barba, nem de usar gravata, nem de despertador e lagartixa... e como a lagartixa é um jacaré pequeno, o medo que o avô tem é o mesmo medo que o Capitão Gancho tem. Então o Rodrigo conclui que o avô é um pirata!!

Depois disso, os meninos começam a pensar na filha desse casal - na mãe deles.
A mãe tem muita paciência, trabalha como enfermeira e aguenta muitas coisas com toda a calma. É mais bonita, inventa coisas legais, e tem um jeito todo especial de cuidar dos machucados deles e seu pai sempre diz que ela tem mãos de fadas...sim! Andreia e Rodrigo chegaram a conclusão que são filhos de uma fada.
 
E então nesse instante surgiu uma dúvida: se a mãe era uma fada, filha de um casal incomum, como poderia ter se casado com um cara normal? Ou será que o papai disfarçava tão bem, que não deu para descobrir?
 
Um sujeito com um nome tão comum, Francisco e apelido Chico, não dá para ser príncipe, cavaleiro, nem super-herói, depois ele era desajeitado e vivia esbarrando nas coisas, ele era tão grande que tinha uma cama de tamanho especial, e depois de pensarem mais os meninos entenderam: o pai deles é um gigante!
 
"Minha avó é uma princesa, meu avô é um pirata,
papai é gênio ou gigante, mamãe é fada que trata."
 
Com 29 páginas, uma história divertida onde os  mistérios da família são revelados aos poucos.
Bem ilustrado e colorido.
 
Encontrei (pesquisa internet) por R$ 34,00 no site da Livraria Saraiva, e por R$ 34,70 nos sites das livrarias Travessa e Cultura.
 
 





Um comentário:

  1. EU ME CHAMO ANTONIETA E MEU NETO DAVI DE 09 ANOS. AMEI A HISTORIA E A INTERPRETACAO. MEU NETO LEU O LIVRO GENTE BEM DIFERENTE E EU LI EM SEGUIDA PARA ACOMPANHA-LO COM AS PERGUNTAS.AMEI A HISTORIA.

    ResponderExcluir