terça-feira, 9 de abril de 2013

"UM GATO NO TELHADO"

Ana Maria Machado
Ilustrações Simone Matias
Coleção Batutinha
Ed Salamandra
 
Esse livro conta a história de Renato, um gatinho que gosta muito de brincar. E no meio de uma de suas aventuras quebrou o espelho de sua mãe... rapidamente tentou esconder todos os pedaços do espelho em uma caixa e colocou a caixa em seu bolso.
 
Quando a mãe pergunta o que aconteceu, Renato diz que não viu nada. Então sua mãe o deixa de castigo: não por causa do espelho, mas por causa da mentira que contou, já que ela pode ver que o armario dela estava bagunçado e o espelho quebrado.
 
O gato Renato ficou de castigo perto da janela, e lá fora passou Vadico, um outro gato, que chamou Renato para passear. Mesmo estando de castigo, Renato não resistiu e saiu para passear com Vadico pelos telhados.
 
Renato estava adorando passear pelo telhado, ver o jardim todo lá embaixo, as casas do outro lado da rua, o alto das árvores... mas ele não podia ficar olhando muito, pois Vandico era um gato muito rápido, e já estava pulando para o telhado vizinho.
 
Passaram por muitos telhados diferentes, um com terraço cheio de roupas secando, por telhados velhos, passaram por chaminés, viram uma porção de antenas de televisão de todos os tamanhos... De repente Renato viu a torre da igreja com um relógio e um sino, e quis olhar mais de perto, e saiu correndo para olhar, Vadico correu para outro lado e aquela altura já estava longe.
 
O gato Renato ficou sozinho.. e já nem estava achando a torre da igreja tão bonita assim. Queria sua casa, seu quarto. Já estava com saudades do seu castigo, ele sabia que não podia sair de casa sem pedir a sua mãe... A torre da igreja era muito alta, ele tinha medo de descer. Como é que ele ia voltar para casa?
 
Ele gritou pela mãe, pelo pai, pelo super-gato e pelo bat-gato.. mas ninguem ouviu ele chamar! Dona Mimi, mãe de Renato, estava ali bem perto.. lá embaixo, procurando por Renato, Mas a voz de Renato era baixinha e não dava para ela ouvir seus miadinhos.
 
Então ele achou o espelho na caixinha dentro do bolso, e teve uma ideia genial! O brilho do sol batia no espelho e voltava para o outro lado. Tanto mexeu, tanto brincou era seu filho que estava fazendo sinal!
 
Dona Mimi falou com os bombeiros e eles trouxeram uma escada enorme e conseguiram pegar Renato lá em cima da torre da igreja! Ele estava tão assustado, que Dona Mimi nem zangou com ele.
 
E quando a mãe de Renato perguntou como ele tinha tido uma ideia tão boa, ele respondeu que tinha aprendido nos filmes da televisão! E a mãe do Renato chegou a conclusão que esse menino não tem mesmo jeito!
 
Uma aventura gostosa da Ama Maria Machado. Gostoso de ler.
 
Encontrei (pesquisa internet) por R$ 32,90 no site das livrarias Travessa e Cultura e no site da Submarino e Americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário